segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

LEALDADE versus FIDELIDADE

Não é porque rimam que as palavras são sinônimos. Lealdade e fidelidade por exemplo, as pessoas costumam confundir. É necessário que se perceba a diferença, alguém pode não ser fiel à outra pessoa, mas TEM QUE SER LEAL.
Uma amiga pode não ser fiel à outra, mas se for leal, ainda pode ser chamada de amiga, um marido, amante, ficante e qualquer outra denominação pode não ser fiel à mulher, mas tem que ser leal a ela!
Devemos ser leais com as pessoas que queremos bem, caso contrário você não é digno do carinho que lhe dedicam. E nem de longe este texto tem a intenção de fazer apologia à infidelidade, no entanto sabemos que tanto homens quanto mulheres são suscetíveis à infidelidade. Mas JAMAIS PODEM SER DESLEAIS. Quem vacila quanto a isso, merece ser deletado sumariamente da vida da pessoa alvo da deslealdade.
Mas o que é afinal ser leal? É você PRESERVAR a pessoa, vale mentir, omitir, disfarçar. Mas JAMAIS EXPOR aquela pessoa a uma situação na qual ela seja constrangida ou humilhada.
Normalmente homens são leais entre si, mulheres dificilmente são fieis entre si, leais então...
EXEMPLOS:
Se um homem dá em cima da namorada do amigo e ela aceita. Independente do que acontecer com o namoro, o amigo jamais saberá de nada e na frente dele os dois se comportam. Mesmo quando estiverem só entre homens, ele vai respeitar o amigo e ele não será alvo de piadinhas ou brincadeiras de mau gosto. NÃO HOUVE FIDELIDADE, MAS TEVE LEALDADE.
Se o seu namorado dá em cima da sua amiga, ela corresponde ao interesse, os dois fazem com que você fique o mais longe possível deles e até a linguagem corporal dos dois deixa escancarado o desejo recíproco. Todos que estão presentes percebem que tem um "clima" no ar e tentam (em vão) amenizar a sua cara de "sem graça", enquanto os "pombinhos" seguem em um papo afinado e risadas empolgadas, pegue sua bolsa e saia à francesa...Pois se acha que sua presença vai impedir algo, esqueça!
NÃO HOUVE FIDELIDADE E MUITO MENOS LEALDADE.
Deu pra perceber?
Então é isso, todas as pessoas são repletas de defeitos e sujeitas a pecar. (Quem nunca teve um romance clandestino?!) A vida é feita de momentos que a tornam felizes, certos ou errados. Pode-se perdoar uma traição, uma DESLEALDADE? NUNCA!

4 comentários:

  1. Aí está ou pelo menos para os que conseguirem entenderem,o conceito LEALDADE x FIDELIDADE !! Já convivi c/os 2 lados e diga-se de passagem,nenhum deles nunca me fez mais do que sou,pelo contrário,aprendi c/erros-acertos que cometi. Agora,se vc me perguntar o que cultivará de mim ... Eu ñ saberei responder. E sim vc,LEALDADE x FIDELIDADE.Se quiser descobrir ...

    Alexandre Brum 19/01/10

    ResponderExcluir
  2. Pra bom entendedor, meia palavra basta!! Fidelidade não é tudo, mas lealdade é!!

    ResponderExcluir
  3. Dani! Tu não tá entendendo! Voltando á "tal frase do msn". O Pior do desleal é a dissimulação que ele faz e acha q ninguém nuuuunca vai descobrir... mas advinha? sempre tem alguém que vê, que sabe, que ouve! Não se culpe pela inocência, jamais. A inocência é o que nos difere não dos espertos, mas dos desonestos. A deslealdade, ainfidelidade, a dissimulação, são apenas desonestidades que uma pessoa faz acima de tudo com ela mesma!
    Bjo me liga!

    ResponderExcluir
  4. eu penso q traição qq um pode cometer...nos ferir...mas deslealdade, só quem tem de nós: confiança e amor, pode praticar...um estranho nunca nos será desleal....

    ResponderExcluir